Há alguma ”solução liberal”?
Guy Sorman, professor de economia no Institut d’études politiques de Paris, não é, em rigor, um “teórico do liberalismo”. Ele se declara um mero “observador”. Primeiro fruto de suas observações: um livro intitulado La Révolution Conservatrice américaine (1983). Esta obra conta as desventuras, a evolução e o itinerário dos pequenos grupos e dos comícios mais importantes, em termos quantitativos, que tinham dado a Reagan sua primeira vitória eleitoral. Esse livro foi agradável de ler, nos fornece o pano de fundo de uma América “profunda”, estranha a qualquer forma de intelectualidade. Recentemente, Sorman retornou com La Solution Libérale, compilação de histórias que visa mostrar o que é o liberalismo real, concreto, nos EUA, na Grã-Bretanha thatcherista, no Japão e na República Federal da Alemanha.
A vantagem estratégica, que retira os liberais, em déficit de teorias, deste livro, é discorrer sobre liberalismo sem recorrer à teoria. “Eu quis fazer um balanço concreto do liberalismo de fato, tal como se apresenta no estrangeiro, enquanto na França estamos falando sem experiência, por modismo, de um liberalismo teórico”, declara Sorman à revista Hebdo, em 7 de setembro passado. O liberalismo “concreto” de Sorman é o retorno às fontes mandevillienas do liberalismo, uma ideologia que acredita firmemente que o progresso é a soma das ações individuais espontâneas motivadas pelo interesse, sejam vícios, sejam virtudes.
Sorman traça esta visão, saída
diretamente do séc. XVIII, um liberalismo libertário, um espontaneísmo
social criador e permissivo, capaz de abarcar as ideias de maio de 68.
Esse liberal-espontaneísmo tenciona se privar da classe política, que
vive (generosamente) das estruturas do Estado-Providência, seja de
direita, seja de esquerda. Quando os membros da antiga maioria, na
França, se reivindicam do liberalismo, o seu ou aquele de Hayek, Sorman
fala de hold-up ideológico. Para ele, o liberalismo não pode se
confundir com o absoluto patronal e o absoluto político: ele seria
então somente uma reação conservadora sem o dia seguinte. O
liberalismo de Sorman é essencialmente anti-político e se resume a um
simples princípio: a superioridade da ordem espontânea sobre a ordem
decretada.
O recurso à espontaneidade permite muita coisa, muitas conclusões apressadas. É a crítica maior que Pierre Rosenvallon dirige ao último livro de Sorman.
Depois da dissolução do marxismo primário do nosso pós-guerra, herdeiro
do marxismo vulgar que De Man já tinha executado em 1926, assistimos ao
nascimento de sua inversão quase perfeita: o liberalismo primário. Sem
dúvida, Sorman suscita verdadeiras questões, escreve Rosenvallon, pois
“é preciso, de fato, encontrar alternativas à crise do
Estado-Providência, instituir substitutos às regulações keynesianas
antes da crise, reduzir a opacidade e promover a eficiência dos serviços
públicos, travar os efeitos perversos de algumas políticas sociais,
limitar a rigidez corporativa etc.” (Le petit Hayek illustré, in : L’Expansion, 2/15 nov. 1984).
Infelizmente, Sorman não oferece qualquer solução. Ele se limita a substituir os slogans keynesianos pelos slogans neoliberais: “Abaixo o Estado, Viva o Mercado!” Ainda que seu argumento ateórico dificilmente seja refutado, por causa, precisamente, da sua ateoricidade, é importante recordar alguns princípios que proclamam a morte do liberalismo mandevilliano, matriz de todos os outros há dois séculos, e alguns fatos que demonstram que os sucessos político-econômicos dos americanos e de outros hoje não devem nada às velhas receitas liberais.
Reagan e Thatcher não interromperam o crescimento da máquina estatal. As despesas sociais e militares não diminuíram. Reagan praticou a velha estratégia político-econômica americana, derivada das teorias de Carey, que preconizam um protecionismo rigoroso no comércio internacional casado com um livre-mercadismo interno. Sob essa ótica, a política prevalece sobre o econômico e o Estado se vê revalorizado, apesar do discurso ideológico. O mínimo que podemos dizer é que não há desaparecimento do Estado.
Quando cremos que os vícios e as virtudes dos indivíduos
suscitam o progresso, nos colocamos resolutamente em uma falsa
perspectiva: apenas algumas sociedades extremamente urbanizadas revelam
uma atomização excessiva do tecido social (Paris, Bruxelas, New York…). Neste
vasto mundo, verifica-se que as sociedades economicamente eficientes,
como o Japão, são aquelas em que as coesões naturais (famílias, clãs,
trabalho negro na Itália etc.), religiosas ou nacional-religiosas
(xintoísmo, sikhs, diásporas judaicas e gregas, maronitas) são poderosas
e permitem economizar em um sistema de seguridade social rígido. Nossa sociedade foi dividida pelo liberalismo, de essência individualista, e precisa da seguridade social.
A ausência de seguridade social somente beneficia uma categoria de agentes econômicos que Sorman distingue perfeitamente: a “nova raça” cosmopolita que persegue os lugares higienizados, sem exotismo, aeroportos internacionais, hotéis, assentos da multinacionais, grandes lojas.
Uma “nova raça” sem coração e sem raízes, uma nova
raça que não tem tempo para fazer filhos e cujo vil egoísmo recusa aos
outros alimentarem decentemente os seus, uma nova raça sem poesia, toda
preocupada com números e estatísticas infundados, substituto das antigas
leituras de entranhas. Essa nova raça não deixará vestígios na
história. A crise varrerá essa espécie grosseira de especuladores, em
benefício de produtores ligados a um solo e a uma comunidade.
Os japoneses nos demonstram que as raízes não são minimamente freios
para a economia. Em matéria social, há indubitavelmente um obscurantismo
liberal relativamente ao qual todo agregado histórico constitui um
disparate. Sorman cai de pés juntos nesta armadilha.
Incorporar as ideias de maio de 68, para Sorman, é injetar o cosmopolitismo nos costumes. É levar em conta o “Testamento de Deus” em economia, como B.-H. Lévy e Guy Scarpetta (Éloge du cosmopolitisme,
Grasset, 1981) o fizeram em literatura: o mesmo horror perante as
raízes, o mesmo gosto pela agitação dos homens e das mercadorias.
Lamentavelmente, quando você pega os vinte pratos mais deliciosos e os mistura, você obtém apenas uma infame sopa.
Dispensar uma classe política obsoleta: boa ideia! À classe política que estabelecesse seu poder sobre os discursos (vácuo) ideológicos e moralistas, religioso e hipócrita, não poderá suceder a ”nova raça” sem perspectiva de futuro, incapaz de raciocinar a longo prazo. À classe política-ideológica sucederá uma classe política de engenheiros que substituirão a especulação e a publicidade pela competência e a produção, e historiadores que oporão a luxuriante diversidade da história, o sentido do longo prazo, aos slogans fáceis e aos ”testamentos de Deus” frios e áridos. Haverá “lutas de tipos” e a “nova raça” sormaniana vai desaparecer como uma má lembrança no dia de uma festa.
Finalmente, a precipitação sormaniana se revela na página 150 de La Solution Libérale,
em que Schumpeter é vislumbrado como um teórico precursor do
neoliberalismo. Essa classificação do grande economista austríaco é um
pouco apressada.
Para Schumpeter, a luta de classes provém
precisamente do ódio que suscitam os especuladores entre os ”tipos”
humanos enraizados. Thorstein Veblen, sociólogo americano-norueguês do
começo do século, assumiu essa tese, valorizando o papel do engenheiro
relativamente à ”classe dos ociosos”, vivendo do fruto de suas especulações.
Outra grave lacuna de La Solution Libérale: muitas referências americanas. A América não é a Europa. A economia europeia não precisa de uma solução america, senão de uma solução autóctone, que leve em conta nossa continuidade histórica. No fundo, não existe ”solução liberal”, há um sonho, uma quimera liberal que acomete facilmente os povos despertos.
Fonte: Le blog de Robert Steuckers
Am fost rănită și cu inima frântă când a apărut o problemă foarte mare în căsnicia mea acum șapte luni între mine și soțul meu. atât de groaznic încât a dus problema în instanță pentru divorț. a spus că nu mai vrea să mai rămână cu mine și că nu mă mai iubește. Așa că și-a făcut bagajele afară din casă și ne-a supus pe mine și pe copiii mei dureri severe. Am încercat toate mijloacele posibile pentru a-l recupera înapoi după o mulțime de cerșetori, dar fără rezultat și mi-a confirmat că și-a luat hotărârea și că nu a vrut niciodată să mă mai vadă. Marți, când veneam de la serviciu, am întâlnit un vechi prieten care a întrebat despre soțul meu. I-am explicat totul, așa că mi-a spus că singura modalitate de a-l recupera pe soțul meu a fost să vizitez un jucător de vrăji care l-a ajutat în vremurile grele. Nu am crezut niciodată în vrăji, dar nu am de ales decât să-i urmez sfatul. turnătorul m-a asigurat că îl voi recupera pe soțul meu în ziua următoare. Ce declarație incredibilă !! Nu am crezut niciodată, așa că a vorbit cu mine și mi-a spus tot ce trebuie să fac, apoi a doua zi dimineață, atât de surprinzător soțul meu care nu m-a sunat în ultimele 7 luni, m-a sunat să mă anunțe că se întoarce. Atât de incredibil !! Așa s-a întors în aceeași zi, cu multă dragoste și bucurie, și-a cerut scuze pentru greșeala sa și pentru durerea pe care mi-a provocat-o mie și copiilor noștri. din această zi relația noastră este mai puternică decât înainte, datorită ajutorului unui jucător. Deci, vă voi sfătui acolo dacă aveți vreo problemă, vă rugăm să vă sfătuiți să contactați DR AJAYI, garantez 100% că vă va ajuta să vă rezolvați problemele. Trimiteți-l prin e-mail la: drajayi1990@gmail.com SAU numărul WhatsApp / Viber +2347084887094
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